Como criar um aplicativo com Python e o toolkit GTK no macOS
Este guia descreve como preparar seu ambiente de desenvolvimento no macOS para criar aplicações utilizando a linguagem de programação Python (PyGObject) e o toolkit gráfico GTK.
Preparar o ambiente de desenvolvimento no macOS é um processo direto. Na maioria dos casos, todos os pacotes necessários estão disponíveis através do Homebrew.
Instalação
Os comandos a seguir permitirão a execução do binding PyGObject tanto na instalação local do Python quanto em um ambiente virtual (recomendado).
brew install \ python@3.12 \ pygobject3 \ adwaita-icon-theme \ libadwaita \ gtk4
Ambientes Virtuais
Se você ainda não os utiliza, este é um bom momento para explorar algumas opções:
Criando um Ambiente Virtual
Acesse a pasta raiz do seu projeto, abra um terminal e execute o seguinte comando:
python3 -m venv venv
Para criar um ambiente virtual utilizando uma versão específica da linguagem Python, você pode usar o comando:
python3.X -m venv venv
⚠️ Substitua
X
pela versão do Python que você deseja utilizar. ⚠️ A versão desejada deve estar instalada no seu sistema operacional!
Ativando o Ambiente Virtual
Após a criação, o ambiente virtual precisa ser ativado. Caso contrário, os pacotes serão instalados na sua instalação global do Python, e não no ambiente virtual.
Para ativar o ambiente virtual:
source venv/bin/activate
Instalando o Binding
Com o ambiente virtual ativo, comece atualizando o gerenciador de pacotes do Python (pip
) com o comando:
python -m pip install \ --upgrade pip
Em seguida, instale o binding PyGObject
e a biblioteca PyGObject-stubs
com o comando:
pip install \ pygobject \ PyGObject-stubs
Com isso, você pode iniciar o desenvolvimento em um ambiente com dependências isoladas.
Testando
A maneira mais simples de testar a comunicação entre a linguagem de programação Python e o toolkit gráfico GTK é executar o seguinte comando no terminal:
python3 -c "import gi"
⚠️ Lembre-se que o comando deve ser executado com o ambiente virtual ativo!
Se nenhum erro for retornado após a execução do comando, a instalação e configuração estão corretas.
Código de Exemplo
Para testar a configuração no seu editor de texto ou IDE, utilize o seguinte código de exemplo:
# -*- coding: utf-8 -*- """Python - PyGObject - GTK.""" import gi gi.require_version(namespace='Gtk', version='4.0') gi.require_version(namespace='Adw', version='1') from gi.repository import Adw, Gio, Gtk Adw.init() class ExampleWindow(Gtk.ApplicationWindow): def __init__(self, **kwargs): super().__init__(**kwargs) self.set_title(title='Python - PyGObject - GTK') self.set_default_size(width=int(1366 / 2), height=int(768 / 2)) self.set_size_request(width=int(1366 / 2), height=int(768 / 2)) headerbar = Gtk.HeaderBar.new() self.set_titlebar(titlebar=headerbar) menu_button_model = Gio.Menu() menu_button_model.append('Preferências', 'app.preferences') menu_button = Gtk.MenuButton.new() menu_button.set_icon_name(icon_name='open-menu-symbolic') menu_button.set_menu_model(menu_model=menu_button_model) headerbar.pack_end(child=menu_button) # O seu código aqui: # ... class ExampleApplication(Adw.Application): def __init__(self): super().__init__(application_id='br.com.justcode.Example', flags=Gio.ApplicationFlags.FLAGS_NONE) self.create_action('quit', self.exit_app, ['<primary>q']) self.create_action('preferences', self.on_preferences_action) def do_activate(self): win = self.props.active_window if not win: win = ExampleWindow(application=self) win.present() def do_startup(self): Gtk.Application.do_startup(self) def do_shutdown(self): Gtk.Application.do_shutdown(self) def on_preferences_action(self, action, param): print('Ação app.preferences foi ativa.') def exit_app(self, action, param): self.quit() def create_action(self, name, callback, shortcuts=None): action = Gio.SimpleAction.new(name, None) action.connect('activate', callback) self.add_action(action) if shortcuts: self.set_accels_for_action(f'app.{name}', shortcuts) if __name__ == '__main__': import sys app = ExampleApplication() app.run(sys.argv)