Hoje veremos como preparar o ambiente de desenvolvimento para a criação de aplicativos com a linguagem de programação Python (PyGObject) e o toolkit gráfico GTK no WSL 2 (Windows Subsystem for Linux) do Microsoft Windows.
Através do WSLg (Windows Subsystem for Linux GUI) é possível iniciar e interagir com aplicativos gráficos do Linux usando um ambiente de desktop nativo do Windows.
O WSLg utiliza o protocolo de servidor de exibição Wayland e utiliza um compositor de sistema do Windows para renderizar os aplicativos GUI do Linux. Ele também aproveita a aceleração da GPU para melhorar o desempenho gráfico
🚨 Para utilizar o WSLg é necessário possuir o Microsoft Windows 10 Build 19044 ou superior.
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Instalação
A instalação do WSL 2 é bem simples.
Abra o PowerShell ou CMD como administrador e execute o comando:
wsl --install
Assim que o comando terminar de instalar todos os componentes do WSL 2 e a distribuição Linux Ubuntu, reinicie o computador.
Dependências
Localize a distribuição Linux Ubuntu no menu iniciar do Microsoft Windows:
📝 Na primeira execução será solicitada a criação de um usuário e senha.
Assim que o Ubuntu estiver inicializado digite no terminal:
sudo apt update && sudo apt dist-upgrade
Com o fim das atualizações podemos instalar a linguagem de programação Python e as bibliotecas do GTK com o comando:
sudo apt install \
build-essential \
meson \
ninja-build \
python3-full \
python3-dev \
python3-pip \
python3-dev \
python3-gi \
python3-gi-cairo \
libcairo2-dev \
libgirepository1.0-dev \
gir1.2-gtk-4.0 \
libgtk-4-dev \
libadwaita-1-dev \
gtk-4-examples
Ao finalizar as instalação dos pacotes, a linguagem de programação Python, o binding PyGObject
e as bibliotecas do GTK estarão instalados e prontos para uso 🚀.
Visual Studio Code
O Visual Studio Code possui o plugin WSL:
Esse plugin permite a interação do editor de texto Visual Studio Code com o WSL 2.
Após a instalação do plugin é necessário definir qual será a distribuição Linux utilizada.
Para isso, clique no botão que fica no canto inferior esquerdo do editor de texto:
No menu que aparece selecione Connect to WSL:
Após selecionar aguarde o processo de inicialização:
Código
Para testar a configuração, crie um arquivo e digite o seguinte código no mesmo:
# -*- coding: utf-8 -*-
"""Python e GTK: PyGObject Gtk.ApplicationWindow()."""
import gi
gi.require_version(namespace='Gtk', version='4.0')
gi.require_version(namespace='Adw', version='1')
from gi.repository import Adw, Gio, Gtk
Adw.init()
class ExampleWindow(Gtk.ApplicationWindow):
def __init__(self, **kwargs):
super().__init__(**kwargs)
self.set_title(title='Python e GTK: PyGObject Gtk.ApplicationWindow()')
self.set_default_size(width=int(1366 / 2), height=int(768 / 2))
self.set_size_request(width=int(1366 / 2), height=int(768 / 2))
headerbar = Gtk.HeaderBar.new()
self.set_titlebar(titlebar=headerbar)
menu_button_model = Gio.Menu()
menu_button_model.append('Preferências', 'app.preferences')
menu_button = Gtk.MenuButton.new()
menu_button.set_icon_name(icon_name='open-menu-symbolic')
menu_button.set_menu_model(menu_model=menu_button_model)
headerbar.pack_end(child=menu_button)
# O seu código aqui:
# ...
class ExampleApplication(Adw.Application):
def __init__(self):
super().__init__(application_id='br.com.justcode.Example',
flags=Gio.ApplicationFlags.FLAGS_NONE)
self.create_action('quit', self.exit_app, ['<primary>q'])
self.create_action('preferences', self.on_preferences_action)
def do_activate(self):
win = self.props.active_window
if not win:
win = ExampleWindow(application=self)
win.present()
def do_startup(self):
Gtk.Application.do_startup(self)
def do_shutdown(self):
Gtk.Application.do_shutdown(self)
def on_preferences_action(self, action, param):
print('Ação app.preferences foi ativa.')
def exit_app(self, action, param):
self.quit()
def create_action(self, name, callback, shortcuts=None):
action = Gio.SimpleAction.new(name, None)
action.connect('activate', callback)
self.add_action(action)
if shortcuts:
self.set_accels_for_action(f'app.{name}', shortcuts)
if __name__ == '__main__':
import sys
app = ExampleApplication()
app.run(sys.argv)
Ao executar o código no Visual Studio Code temos o seguinte resultado:
Extra
Explorador de arquivos
É possível utilizar o Explorador de arquivos do Microsoft Windows para gerenciar as pastas e arquivos que estão dentro do WSL 2:
O recurso se ativa automaticamente após a instalação do WSL 2.