Como criar um aplicativo com Python e o toolkit GTK no macOS

Guia prático para desenvolver aplicativos com Python e GTK no macOS de forma eficiente

Hoje veremos como preparar o ambiente de desenvolvimento para a criação de aplicativos com a linguagem de programação Python (PyGObject) e o toolkit gráfico GTK no macOS.

Preparar o ambiente de desenvolvimento no macOS é bem simples.

Na maior parte dos casos, todos os pacotes necessários estão disponíveis no Homebrew.

Instalação

Os comandos exibidos a seguir permitirão a execução do binding PyGObject na instalação local do Python bem como a sua utilização em um ambiente virtual (recomendado).

brew install \
python@3.12 \
pygobject3 \
adwaita-icon-theme \
libadwaita \
gtk4

Ambientes virtuais

Se você ainda não utiliza, este é um bom momento para testar algumas opções:

Criando o ambiente virtual

Acesse a pasta raiz do seu projeto, abra um terminal, em seguida execute o comando:

python3 -m venv venv

Para criar o ambiente virtual utilizando uma versão especifica da linguagem de programação Python pode ser utilizado comando:

python3.X -m venv venv

⚠️ Substitua o X pela versão da linguagem de programação Python que deseja utilizar.

⚠️ A versão desejada deve estar instalada no sistema operacional!

Ativando o ambiente virtual

Após ser criado o ambiente virtual precisa ser ativo, caso contrário a instalação dos pacotes será realizada na instalação local da linguagem de programação Python e não no ambiente virtual.

Para ativar o ambiente virtual:

source venv/bin/activate

Ativando o ambiente virtual

Após ser criado o ambiente virtual precisa ser ativo, caso contrário a instalação dos pacotes será realizada na instalação local da linguagem de programação Python e não no ambiente virtual.

Para ativar o ambiente virtual:

source venv/bin/activate

Instalando o binding

Com o ambiente virtual ativo, vamos começar atualizando o gerenciador de pacotes do Python (pip) com o comando:

python -m pip install \
--upgrade pip

Em seguida vamos instalar o binding PyGObject e a biblioteca PyGObject-stubs com o comando:

pip install \
pygobject \
PyGObject-stubs

Perfeito com isso podemos iniciar o desenvolvimento em um ambiente onde as dependências estão isolada 😃.


Testando

A forma mais simples de testar a comunicação entre a linguagem de programação Python e o toolkit gráfico GTK, é executar no terminal o comando:

python3 -c "import gi"

⚠️ Lembre-se que o comando deve ser executado com o ambiente virtual ativo!

Se ao executar o comando nenhum erro for retornado, a instalação e configuração estão corretas 👍👋👋.


Código de exemplo

Para testar a configuração no seu editor de texto ou IDE utilize o seguinte código de exemplo:

# -*- coding: utf-8 -*-
"""Python - PyGObject - GTK."""

import gi

gi.require_version(namespace='Gtk', version='4.0')
gi.require_version(namespace='Adw', version='1')

from gi.repository import Adw, Gio, Gtk

Adw.init()


class ExampleWindow(Gtk.ApplicationWindow):

    def __init__(self, **kwargs):
        super().__init__(**kwargs)

        self.set_title(title='Python - PyGObject - GTK')
        self.set_default_size(width=int(1366 / 2), height=int(768 / 2))
        self.set_size_request(width=int(1366 / 2), height=int(768 / 2))

        headerbar = Gtk.HeaderBar.new()
        self.set_titlebar(titlebar=headerbar)

        menu_button_model = Gio.Menu()
        menu_button_model.append('Preferências', 'app.preferences')

        menu_button = Gtk.MenuButton.new()
        menu_button.set_icon_name(icon_name='open-menu-symbolic')
        menu_button.set_menu_model(menu_model=menu_button_model)
        headerbar.pack_end(child=menu_button)

        # O seu código aqui:
        # ...


class ExampleApplication(Adw.Application):

    def __init__(self):
        super().__init__(application_id='br.com.justcode.Example',
                         flags=Gio.ApplicationFlags.FLAGS_NONE)

        self.create_action('quit', self.exit_app, ['<primary>q'])
        self.create_action('preferences', self.on_preferences_action)

    def do_activate(self):
        win = self.props.active_window
        if not win:
            win = ExampleWindow(application=self)
        win.present()

    def do_startup(self):
        Gtk.Application.do_startup(self)

    def do_shutdown(self):
        Gtk.Application.do_shutdown(self)

    def on_preferences_action(self, action, param):
        print('Ação app.preferences foi ativa.')

    def exit_app(self, action, param):
        self.quit()

    def create_action(self, name, callback, shortcuts=None):
        action = Gio.SimpleAction.new(name, None)
        action.connect('activate', callback)
        self.add_action(action)
        if shortcuts:
            self.set_accels_for_action(f'app.{name}', shortcuts)


if __name__ == '__main__':
    import sys

    app = ExampleApplication()
    app.run(sys.argv)