Como criar um aplicativo com Python e GTK no ChromeOS

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Como criar um aplicativo com Python e GTK no ChromeOS

Passo a passo para desenvolver um aplicativo com Python e GTK no ChromeOS de forma fácil

Hoje veremos como preparar o ambiente de desenvolvimento para a criação de aplicativos com a linguagem de programação Python (PyGObject) e o toolkit gráfico GTK no Chromebook (ChromeOS) 🤩.

OBS: Antes de mais nada, é necessário que o ambiente Linux esteja configurado no ChromeOS.

Dependendo da versão do Debian algumas configurações adicionais se fazem necessárias.

A seguir veremos com mais detalhes esses procedimentos.


Debian Bookworm

A distribuição Linux Debian Bookworm possui os pacotes do GTK 4 nos seus repositórios estáveis.

Abrar o terminal e digite o seguinte comando:

sudo apt -t sid install \
python3-full \
python3-dev \
python3-gi \
python3-gi-cairo \
libcairo2-dev \
libgirepository1.0-dev \
gir1.2-gtk-4.0 \
libgtk-4-dev \
libadwaita-1-dev

Assim que a instalação estiver concluída a linguagem de programação Python, o binding PyGObject e as bibliotecas do GTK estarão instaladas.


Debian Buster e Bullseye

Nessas versões do Debian os pacotes do GTK 4 não estão disponíveis nos repositórios estáveis e se faz necessária a configuração do repositório sid.

Debian sid

Para adicionar o repositório sid é necessário editar o arquivo **sources.list**.

Para editar o arquivo, abra o terminal e utilize um editor de texto como o vi ou vim, todavia se você não possui experiencia com esses editores instale o nano:

sudo apt install nano

Com o fim da instalação digite no terminal:

sudo nano /etc/apt/sources.list

Agora vamos adicionar o repositório testing (sid) no arquivo sources.list:

# Generated by distrobuilder
deb https://deb.debian.org/debian bullseye main
deb https://deb.debian.org/debian bullseye-updates main
deb https://deb.debian.org/debian-security/ bullseye-security main

deb http://http.us.debian.org/debian sid main non-free contrib

⚠️ NÃO EXECUTE sudo apt update OU MESMO sudo apt upgrade!

Agora precisamos criar/editar o arquivo preferences.

Se essa configuração não for feita, o sistema tentará atualizar todos os pacotes para as ultimas versões e isso irá gerar diversos pacotes quebrados.

No terminal execute:

sudo nano /etc/apt/preferences

Dentro deste arquivo digite o seguinte código:

Package: *
Pin: release a=stable
Pin-Priority: 700

Package: *
Pin: release a=testing
Pin-Priority: 650

Package: *
Pin: release a=unstable
Pin-Priority: 600

Salve o arquivo e agora podemos atualizar os repositórios:

sudo apt update

Assim que a atualização dos repositórios for finalizada execute o seguinte comando para instalar os pacotes necessários:

sudo apt -t sid install \
python3-full \
python3-dev \
python3-gi \
python3-gi-cairo \
libcairo2-dev \
libgirepository1.0-dev \
gir1.2-gtk-4.0 \
libgtk-4-dev \
libadwaita-1-dev

Com o fim da instalação a linguagem de programação Python, o tookit GTK 4 e o binding PyGObject estarão instalados e prontos para uso 🚀.


Ambientes virtuais

Se você ainda não utiliza, este é um bom momento para testar algumas opções:

Criando o ambiente virtual

Acesse a pasta raiz do seu projeto, abra um terminal, em seguida execute o comando:

python3 -m venv venv

Para criar o ambiente virtual utilizando uma versão especifica da linguagem de programação Python pode ser utilizado comando:

python3.X -m venv venv

⚠️ Substitua o X pela versão da linguagem de programação Python que deseja utilizar.

⚠️ A versão desejada deve estar instalada no sistema operacional!

Ativando o ambiente virtual

Após ser criado o ambiente virtual precisa ser ativo, caso contrário a instalação dos pacotes será realizada na instalação local da linguagem de programação Python e não no ambiente virtual.

Para ativar o ambiente virtual:

source venv/bin/activate

Instalando o binding

Com o ambiente virtual ativo, vamos começar atualizando o gerenciador de pacotes do Python (pip) com o comando:

python -m pip install \
--upgrade pip

Em seguida vamos instalar o binding PyGObject e a biblioteca PyGObject-stubs com o comando:

pip install \
pygobject \
PyGObject-stubs

Perfeito com isso podemos iniciar o desenvolvimento em um ambiente onde as dependências estão isolada 😃.


Testando

A forma mais simples de testar a comunicação entre a linguagem de programação Python e o toolkit gráfico GTK, é executar no terminal o comando:

python3 -c "import gi"

⚠️ Lembre-se que o comando deve ser executado com o ambiente virtual ativo!

Se ao executar o comando nenhum erro for retornado, a instalação e configuração estão corretas 👍👋👋.


Código de exemplo

Para testar a configuração no seu editor de texto ou IDE utilize o seguinte código de exemplo:

# -*- coding: utf-8 -*-
"""Python e GTK: PyGObject Gtk.ApplicationWindow()."""

import gi

gi.require_version(namespace='Gtk', version='4.0')
gi.require_version(namespace='Adw', version='1')

from gi.repository import Adw, Gio, Gtk

Adw.init()


class ExampleWindow(Gtk.ApplicationWindow):

    def __init__(self, **kwargs):
        super().__init__(**kwargs)

        self.set_title(title='Python - PyGObjet - GTK:')
        self.set_default_size(width=int(1366 / 2), height=int(768 / 2))
        self.set_size_request(width=int(1366 / 2), height=int(768 / 2))

        headerbar = Gtk.HeaderBar.new()
        self.set_titlebar(titlebar=headerbar)

        menu_button_model = Gio.Menu()
        menu_button_model.append('Preferências', 'app.preferences')

        menu_button = Gtk.MenuButton.new()
        menu_button.set_icon_name(icon_name='open-menu-symbolic')
        menu_button.set_menu_model(menu_model=menu_button_model)
        headerbar.pack_end(child=menu_button)

        # O seu código aqui:
        # ...


class ExampleApplication(Adw.Application):

    def __init__(self):
        super().__init__(application_id='br.com.justcode.Example',
                         flags=Gio.ApplicationFlags.FLAGS_NONE)

        self.create_action('quit', self.exit_app, ['<primary>q'])
        self.create_action('preferences', self.on_preferences_action)

    def do_activate(self):
        win = self.props.active_window
        if not win:
            win = ExampleWindow(application=self)
        win.present()

    def do_startup(self):
        Gtk.Application.do_startup(self)

    def do_shutdown(self):
        Gtk.Application.do_shutdown(self)

    def on_preferences_action(self, action, param):
        print('Ação app.preferences foi ativa.')

    def exit_app(self, action, param):
        self.quit()

    def create_action(self, name, callback, shortcuts=None):
        action = Gio.SimpleAction.new(name, None)
        action.connect('activate', callback)
        self.add_action(action)
        if shortcuts:
            self.set_accels_for_action(f'app.{name}', shortcuts)


if __name__ == '__main__':
    import sys

    app = ExampleApplication()
    app.run(sys.argv)