Como instalar a linguagem de marcação Gnome Blueprint
Como instalar a linguagem de marcação Gnome Blueprint
Blueprint é uma linguagem de marcação para criação de interfaces gráfica com o toolkit GTK.
Ela é desenvolvida e mantida pelo James Westman.
O seu principal objeto é ser uma linguagem de marcação fácil de aprender e que permita a construção de interfaces gráficas de forma rápida e declarativa.
É importante notar que a linguagem de marcação Blueprint não vem para substituir o padrão atual de construção de interfaces gráficas do GTK, visto que o código blueprint será compilado/transpilado para XML.
Assim como em outros frameworks e toolkits gráficos, o GTK utiliza o padrão XML para construção da parte visual dos aplicativos.
Este é um formato amplamente utilizado e bem aceito no geral, contudo ele tende a ser difícil de ler e modificar manualmente.
Essa dificuldade tente a gerar uma curva de aprendizado grande e em muitos casos existe a necessidade da utilização de softwares que permitam o desenvolvimento das interfaces gráficas de forma visual.
Alguns exemplos desses softwares para GTK são:
-
Glade. Não é recomendada a sua utilização para o desenvolvimento com GTK 4.
Para amenizar essas dificuldades é que nasce a ideia da linguagem de marcação Blueprint.
Para ficar mais claro vamos analisar o código da seguinte interface gráfica em ambas as linguagens de marcação.
Para descrever uma interface em GTK com XML (*.ui
) podemos utilizar o seguinte código:
<?xml version="1.0" encoding="UTF-8"?> <interface> <requires lib="gtk" version="4.0"/> <template class="ExampleWindow" parent="GtkApplicationWindow"> <property name="title">Python (PyGObject) GTK 4.</property> <property name="default-width">683</property> <property name="default-height">384</property> <child type="titlebar"> <object class="GtkHeaderBar" id="header_bar"> <child type="end"> <object class="GtkMenuButton"> <property name="icon-name">open-menu-symbolic</property> <property name="menu-model">primary_menu</property> </object> </child> </object> </child> </template> <menu id="primary_menu"> <section> <item> <attribute name="label" translatable="yes">_Preferences</attribute> <attribute name="action">app.preferences</attribute> </item> </section> </menu> </interface>
A mesma interface gráfica na linguagem de marcação Blueprint (*.blp
) tem o seguinte código:
using Gtk 4.0; template $ExampleWindow: Gtk.ApplicationWindow { title: 'Python and GTK: PyGObject Gtk.ApplicationWindow.'; default-width: 683; default-height: 384; [titlebar] Gtk.HeaderBar header_bar { [end] Gtk.MenuButton { icon-name: 'open-menu-symbolic'; menu-model: primary_menu; } } } menu primary_menu { section { item { label: _('Preferences'); action: 'app.preferences'; } } }
Como podemos ver o código da interface gráfica se torna bem mais legível e simples com a linguagem de marcação Blueprint.
Instalação via repositórios
Linux
Arch Linux
- Site oficial da distribuição Linux Arch Linux.
sudo pacman -S \ blueprint-compiler
Fedora
- Site oficial da distribuição Linux Fedora.
sudo dnf install \ blueprint-compiler
openSUSE Tumbleweed
- Site oficial da distribuição Linux openSUSE Tumbleweed.
sudo zypper install \ blueprint-compiler
Ubuntu
- Site oficial da distribuição Linux Ubuntu.
sudo apt install \ blueprint-compiler
Microsoft Windows
⚠️ Para realizar a instalação do
blueprint-compiler
no Microsoft Windows é necessário que o MSYS2 esteja instalado e configurado.
Abra o terminal do MSYS2 e execute no terminal o comando:
pacman -S \ mingw-w64-x86_64-blueprint-compiler
Instalação via código fonte
Para obter a ultima versão do blueprint-compiler
podemos realizar a instalação do mesmo a partir do seu código fonte.
Dependências
macOS
brew install \ git \ meson \ ninja
Arch Linux
sudo pacman -S \ git \ meson \ ninja
Fedora
sudo dnf install \ git \ meson \ ninja-build
openSUSE Tumbleweed
sudo zypper install \ git \ meson \ ninja
Ubuntu:
sudo apt install \ git \ meson \ ninja-build
Microsoft Windows
⚠️ Para realizar a instalação do
blueprint-compiler
no Microsoft Windows é necessário que o MSYS2 esteja instalado e configurado.
Abra o terminal do MSYS2 e instale as seguinte dependências:
pacman -S \ git \ mingw-w64-x86_64-meson \ mingw-w64-x86_64-ninja
Instalação
Assim que as dependências estiverem instaladas abra um terminal e clone o repositório do blueprint-compiler
:
git clone https://gitlab.gnome.org/jwestman/blueprint-compiler.git
⚠️ No caso do Microsoft Windows utilize o terminal
MINGW64
do MSYS2.
Agora acesse a pasta que foi clonada:
cd blueprint-compiler
Ao acessar a pasta execute o comando:
meson _build
Assim que o processo de build terminar execute:
ninja -C _build install
Assim que o processo de instalação terminar o blueprint-compiler
estará disponível no sistema operacional 🚀.
Para testar a instalação feche o terminal, abra novamente e execute:
blueprint-compiler --version
Principais comandos
Iniciar um passo a passo para configuração do projeto:
blueprint-compiler port
Para converter um arquivo *.blp
para *.ui
:
blueprint-compiler compile MainWindow.blp --output MainWindow.ui
Para conhecer todos os recursos disponíveis:
blueprint-compiler --help
Extra
Extensões
Alguns editores de texto possuem suporte para a linguagem de marcação Blueprint.
Dentro os principais temos: