--- title: Como criar um aplicativo com Python e o toolkit GTK no Linux date: 2025-07-17 modified: 2025-07-17 slug: como-criar-um-aplicativo-com-python-e-o-toolkit-gtk-no-linux cover: https://cdn.hashnode.com/res/hashnode/image/stock/unsplash/7lryofJ0H9s/upload/a979e3704e58207aec44ce7a4001a9bc.jpeg tags: linux, python, gnome, gtk-4 category: GTK lang: pt_BR status: published --- Para preparar o ambiente de desenvolvimento para a criação de aplicativos com a linguagem de programação [Python](https://www.python.org/) ([PyGObject](https://pypi.org/project/PyGObject/)) e o *toolkit* gráfico [GTK](https://www.gtk.org/) no Linux. Preparar o ambiente de desenvolvimento em distribuições Linux é bem simples. Na maioria dos casos, todos os pacotes necessários estão nos repositórios e podem ser instalados por meio do gerenciador de pacotes da distribuição. É importante notar que, **atualmente**, a melhor forma de iniciar um novo projeto GTK é utilizando o IDE [Gnome Builder](https://wiki.gnome.org/Apps/Builder) juntamente com o sistema de empacotamento/distribuição [Flatpak](https://flatpak.org/) 💜. ## Instalação Os comandos a seguir permitirão a execução do *binding* PyGObject na instalação local do Python, bem como sua utilização em um ambiente virtual (recomendado). ### Arch Linux Site oficial da distribuição Linux [Arch Linux](https://archlinux.org/). #### Dependências ```bash sudo pacman -S \ python \ python-pip \ cairo \ pkgconf \ gobject-introspection \ gtk4 \ libadwaita \ blueprint-compiler ``` ### Fedora Site oficial da distribuição Linux [Fedora](https://getfedora.org/). #### Dependências ```bash sudo dnf install \ python3 \ python3-devel \ python3-gobject \ gcc \ pkg-config \ cairo-devel \ cairo-gobject-devel \ gobject-introspection-devel \ gtk4 \ gtk4-devel \ gtk4-devel-tools \ libadwaita-devel \ blueprint-compiler ``` ### openSUSE Tumbleweed Site oficial da distribuição Linux [openSUSE Tumbleweed](https://get.opensuse.org/tumbleweed/). #### Dependências ```bash sudo zypper install \ python311-devel \ python311-gobject \ python311-gobject-Gdk \ gcc \ pkgconf-pkg-config \ cairo-devel \ gobject-introspection-devel \ libgtk-4-1 \ gtk4-devel \ gtk4-tools \ libadwaita-devel ``` ### Ubuntu Site oficial da distribuição Linux [Ubuntu](https://ubuntu.com/). #### Dependências ```bash sudo apt install \ python3-full \ python3-dev \ python3-gi \ python3-gi-cairo \ libcairo2-dev \ libgirepository1.0-dev \ gir1.2-gtk-4.0 \ libgtk-4-dev \ libadwaita-1-dev \ gtk-4-examples ``` Ao finalizar a instalação dos pacotes, a linguagem de programação Python, o *binding* `PyGObject` e as bibliotecas do GTK estarão instalados e prontos para uso 🚀. ## Ambientes virtuais Se você ainda não os utiliza, este é um bom momento para testar algumas opções: * [Poetry](https://python-poetry.org/). * [Pipenv](https://pipenv.pypa.io/en/latest/). * [Pyenv](https://github.com/pyenv/pyenv). * [PDM](https://pdm.fming.dev/). * [venv](https://docs.python.org/3/library/venv.html). Nativo. * Etc. ### Criando o ambiente virtual Acesse a pasta raiz do seu projeto, abra um terminal e execute o comando: ```bash python3 -m venv venv ``` Para criar o ambiente virtual utilizando uma **versão específica** da linguagem de programação Python, pode ser utilizado o comando: ```bash python3.X -m venv venv ``` > ⚠️ Substitua o `X` pela versão da linguagem de programação Python que deseja utilizar. > ⚠️ A versão desejada deve estar instalada no sistema operacional! ### Ativando o ambiente virtual Após ser criado, o ambiente virtual **precisa ser ativado**. Caso contrário, a instalação dos pacotes será realizada na instalação local da linguagem de programação Python e não no ambiente virtual. Para ativar o ambiente virtual: ```bash source venv/bin/activate ``` ### Instalando o *binding* **Com o ambiente virtual ativo**, vamos começar atualizando o gerenciador de pacotes do Python (`pip`) com o comando: ```bash python -m pip install \ --upgrade pip ``` Em seguida, instalaremos o *binding* `PyGObject` e a biblioteca `PyGObject-stubs` com o comando: ```bash pip install \ pygobject \ PyGObject-stubs ``` Perfeito! Com isso, podemos iniciar o desenvolvimento em um ambiente onde as dependências estão isoladas 😃. ## Testando A forma mais simples de testar a comunicação entre a linguagem de programação Python e o *toolkit* gráfico GTK é executar no terminal o comando: ```bash python3 -c "import gi" ``` > ⚠️ Lembre-se que o comando deve ser executado com o ambiente virtual ativo! Se ao executar o comando nenhum erro for retornado, a instalação e a configuração estão corretas 👍👋👋. ## Código de exemplo Para testar a configuração no seu editor de texto ou IDE, utilize o seguinte código de exemplo: ```python # -*- coding: utf-8 -*- """Python - PyGObject - GTK.""" import gi gi.require_version(namespace='Gtk', version='4.0') gi.require_version(namespace='Adw', version='1') from gi.repository import Adw, Gio, Gtk Adw.init() class ExampleWindow(Gtk.ApplicationWindow): def __init__(self, **kwargs): super().__init__(**kwargs) self.set_title(title='Python - PyGObject - GTK') self.set_default_size(width=int(1366 / 2), height=int(768 / 2)) self.set_size_request(width=int(1366 / 2), height=int(768 / 2)) headerbar = Gtk.HeaderBar.new() self.set_titlebar(titlebar=headerbar) menu_button_model = Gio.Menu() menu_button_model.append('Preferências', 'app.preferences') menu_button = Gtk.MenuButton.new() menu_button.set_icon_name(icon_name='open-menu-symbolic') menu_button.set_menu_model(menu_model=menu_button_model) headerbar.pack_end(child=menu_button) # O seu código aqui: # ... class ExampleApplication(Adw.Application): def __init__(self): super().__init__(application_id='br.com.justcode.Example', flags=Gio.ApplicationFlags.FLAGS_NONE) self.create_action('quit', self.exit_app, ['q']) self.create_action('preferences', self.on_preferences_action) def do_activate(self): win = self.props.active_window if not win: win = ExampleWindow(application=self) win.present() def do_startup(self): Gtk.Application.do_startup(self) def do_shutdown(self): Gtk.Application.do_shutdown(self) def on_preferences_action(self, action, param): print('Ação app.preferences foi ativa.') def exit_app(self, action, param): self.quit() def create_action(self, name, callback, shortcuts=None): action = Gio.SimpleAction.new(name, None) action.connect('activate', callback) self.add_action(action) if shortcuts: self.set_accels_for_action(f'app.{name}', shortcuts) if __name__ == '__main__': import sys app = ExampleApplication() app.run(sys.argv) ```